Dicas

Prevenção e controle das principais doenças dos bezerros em rebanhos leiteiros

Quando avaliamos os principais fatores de risco associados à ocorrência ou não de doenças em bezerros, podemos dividir estes fatores em dois grupos. De um lado, temos fatores relacionados à resistência dos bezerros, como a falha na transmissão de imunidade passiva (colostragem), o baixo estatus nutricional dos animais ou situações que possam causar estresse nos bezerros. A ocorrência destes fatores de risco, de forma isolada ou em conjunto, reduzem a resistência dos animais favorecendo o desenvolvimento e aparecimento de doenças.

Por outro lado, temos um grupo de fatores que estão relacionados ao desafio a que estes animais estão ou estarão expostos. Quando falamos em desafio, falamos da intensidade com que a doença está presente no ambiente. Sabemos que quanto maior o desafio, maior o risco dos animais adoecerem. Estes fatores de risco incluem, por exemplo, as condições de higiene das instalações e do ambiente em geral, alta densidade de animais e presença de parasitas.

Ação do Levucell Sc:

-O Levucell Sc é composto de uma levedura viva , específica para o rúmen.

-Melhora a degradação de fibra no rúmen do animal e por conseqüência aumenta o aproveitamento das forragens.

-Degrada o oxigênio ingerido pelas vacas junto com a dieta , deixando a flora ruminal mais numerosa e ativa.

Silagem de Milho

A silagem de milho é o volumoso de melhor valor nutritivo dentre todas as opções que podemos utilizar na alimentação de ruminantes, apresentando melhor custo-benefício.

Mas para que ela atinja seu potencial é necessário cuidados com a qualidade no processo produtivo. E essa qualidade é resultado de fatores como de manejo da cultura e tecnologia na ensilagem.

A produção e a qualidade do leite tem relação direta com a qualidade da dieta fornecida ao animal. Portanto, se a silagem apresentar baixa qualidade, teremos baixo consumo da mesma e queda na produção de leite.

Busca