Dicas

Manejo de Pastagem

A exploração dos rebanhos depende, fundamentalmente, da produção de forragem, por essa ser a principal fonte dos nutrientes essenciais ao crescimento, à saúde e à reprodução.

PASTEJO ROTACIONADO

As pastagens são a principal fonte de alimentação para bovinos no Brasil. Para que os produtores atinjam maiores índices de produtividade, precisam intensificar a produção de forragem dessas pastagens. Essa intensificação das pastagens requer adoção de medidas corretas de manejo, controle de pragas e plantas invasoras e nutrição adequada do capim, através da correção do solo e adubação. No entanto, não basta que o capim produza mais, é necessário que haja um equilíbrio entre a utilização da forragem e as reservas que a planta precisa para rebrotar após o pastejo. No pastejo rotacionado, as áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A grande vantagem deste método de pastejo é proporcionar um maior controle sobre o pasto.

Passos para intensificar a pastagem

Adubação

A utilização de Fertilizantes em pastagens pode ser dividida em três momentos importantes:

Silagem de Milho

A silagem de milho é o volumoso de melhor valor nutritivo dentre todas as opções que podemos utilizar na alimentação de ruminantes, apresentando melhor custo-benefício.

Mas para que ela atinja seu potencial é necessário cuidados com a qualidade no processo produtivo. E essa qualidade é resultado de fatores como de manejo da cultura e tecnologia na ensilagem.

A produção e a qualidade do leite tem relação direta com a qualidade da dieta fornecida ao animal. Portanto, se a silagem apresentar baixa qualidade, teremos baixo consumo da mesma e queda na produção de leite.

Pagina 1 de 2