Dicas

Como Evitar Prejuízos Causados Pelos Parasitos

Os parasitos que acometem os animais de produção são inimigos causadores de grandes prejuízos para os animais, uma vez que causam queda da produção e da produtividade, interferem no seu bem estar e até mesmo levam a morte. Ainda, o produtor vê seus lucros diminuírem pelo baixo desempenho dos seus animais.

Quando infectado, o organismo do animal se transforma em um verdadeiro campo de batalha.

As 12 regras de ouro da ordenha

Antes da ordenha

1. Monitore regularmente a saúde do úbere:

•Higienize bem as mãos e faça uso de luvas

•Verifique regularmente a saúde do úbere, utilizando teste CMT ou DCC, o contador de células somáticas

•Mantenha um banco de dados de cada animal para melhor controle do rebanho

Febre do leite ou Hipocalcemia pós-parto: Um distúrbio que traz prejuízo aos produtores

A febre do leite, conhecida também como paresia puerperal, hipocalcemia puerperal, febre vitular ou “mal da vaca caída”, é uma doença metabólica que ocorre comumente na primeira semana pós-parto, devido ao desequilíbrio orgânico de cálcio e fósforo, resultando em sinais clínicos de hipocalcemia aguda, que normalmente ocorre nas primeiras 72 horas após o parto, porém pode ocorrer antes ou mesmo durante os primeiros 30 dias de lactação. Eventualmente a febre do leite pode ser confundida com deficiências nutricionais, balanço energético negativo ou subnutrição, problemas comuns durante períodos de estiagem mais severos e que embora distintos, tem a conduta de tratamento muito semelhante.

Controle de Mastite: Programa dos Seis Pontos

1) HIGIENE E CONFORTO DOS ANIMAIS

Uma correta rotina de ordenha, inicia-se antes mesmo dos animais chegarem à sala de ordenha, estes animais devem permanecer em locais limpos, seco, tranquilo e confortável, com boa disponibilidade de água e área de cocho adequada. A ordenha deve ser um processo rotineiro, deve-se evitar ruídos estranhos, troca de ordenhadores, presença de pessoas estranhas na sala de ordenha, maus tratos aos animais (Bater, Gritar).Um animal em situação de estresse, retém leite na glândula mamária (Leite Residual), ocorrendo uma maior predisposição para um quadro de mastite.

Pagina 1 de 2